DETALHES DO LIVRO
Primeira edição: 2020
ISBN: 978-65-992238-0-8
Número de páginas: 180
Dimensões: 16 x 23 x 1.3 cm
TEXTO DA QUARTA CAPA
Resultantes dos primeiros anos de atividade do Grupo de Estudos Discursivos em Arte e Design da UFPR, os ensaios aqui reunidos nos levam a refletir sobre aquilo que orienta e situa nossas relações com a “visualidade contemporânea” — isto é, com a profusão de artefatos e artifícios que disputam cotidianamente nossos olhares. Refletir sobre esse tema significa colocar em questão os enquadramentos do senso comum para explorar os limites, as fronteiras, as bordas. Uma vez que “as bordas, ao mesmo tempo em que resultam dos espaços por elas delimitados, também têm o potencial de conectá-los, expandi-los e reconfigurá-los”, os discursos da arte e do design são aqui confrontados com as transversalidades que os conjugam e os ultrapassam.
TEXTO DA ORELHA
Este livro é a primeira publicação do Grupo de Estudos Discursivos em Arte e Design da UFPR. Mais precisamente, os textos aqui reunidos resultam dos encontros realizados de 2018 à 2020, abarcando também contribuições de pesquisadores(as) de outras instituições e que colaboram com o grupo. Tais estudos se debruçam em “transversalidades discursivas” na medida em que não se limitam ao escopo disciplinar da arte e do design. Em vez disso, atravessam essas bordas para redimensioná-las mediante o espectro políticoe filosófico dos discursos contemporâneos. Convidamos, assim, o leitor e a leitora a percorrerem os caminhos nada lineares que aqui são propostos, por um elogio das margens e pela perseverança nos discursos errantes.
SOBRE OS ORGANIZADORES
Marcos Beccari é doutor em educação pela USP, professor do Departamento de Design da UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Design UFPR. Influenciado por Nietzsche, Foucault e Paul B. Preciado, dedica-se a pesquisar discurso, política e visualidade.
E-mail: marcosbeccari@ufpr.br.
Felipe Prando é artista, curador e professor do Departamento de Artes da UFPR. Doutor em artes pela USP (2016) com estágio doutoral na Universitat de Barcelona (2015). Em suas pesquisas, dedica-se à relação entre imagem e esfera pública, políticas das imagens e crítica institucional em contextos precários. E-mail: felipeprando@ gmail.com.
AUTORES
Anderson Bogéa — FAP/EMBAP/UNESPAR
dani-vi viana — FE/USP
Daniel B. Portugal — ESDI/UERJ
Daniele Lorenzini — University of Warwick
Felipe Prando — UFPR
Flávia M. C. Soares — ESDI/UERJ
Guilherme Altmayer — PUC-Rio
Marcos Beccari — UFPR
Martina Tazzioli — University of London
Milla Jung — FAP/UNESPAR
Priscila Piazentini Vieira — UFPR
Rogério de Almeida — FEUSP
Yasmin Fabris — UFPR / Universidad de Chile
Rua Senador Vergueiro 30, apto 201
Rio de Janeiro, RJ. CEP 22230-001
contato@aspide.com.br